Revista Universo Místico

Autoconhecimento, bem-estar e espiritualidade

Lá vem o sol… entregue-se ao seu poder e seja preenchido por esse calor

Aconteça o que acontecer, é certeza que o sol nasce todos os dias, nos trazendo um novo começo, uma nova oportunidade e novas vivências. Mesmo em dias nublados e chuvosos, é ele que continua ali, atrás de cinzas e pesadas nuvens pra quem quiser percebê-lo.

Certa vez li um significado até então desconhecido para a palavra acordar: A-COR-DAR: dar cor, colorir. 
Perceba se você realmente acorda todo dia ou faz dele uma sucessão de atos impensados, automáticos e robóticos. Logo pela manhã, observe o seu redor, como se sente estando presente, percebendo o seu funcionamento, testemunhando sons e sabores. O sol envia a mensagem: esteja vivo, acorde!

Muitas vezes gastamos um bom tempo cuidando do nosso exterior, então por que não reservar momentos para olhar para nosso interior? Tente adotar uma rotina matinal. Faça o teste, torne o seu cuidado interno uma prática diária, assim como escovar os dentes e pentear os cabelos, e veja como se sente.

Essa é minha sugestão: acorde sempre no mesmo horário e dê tempo para o intestino funcionar, faça uma oração sincera se achar que deve, movimente-se, tome um café da manhã reforçado e se prepare para o novo dia com calma. 
Começar a manhã com essa consciência pode trazer um bem-estar que te acompanha o dia todo.

Para usufruir ainda mais dessa rotina, inclua nela a Surya Namaskar (Saudação ao Sol). Trata-se apenas de uma preparação para a prática completa de Yoga, mas que já traz ótimos resultados. Composta por uma sequência de 12 posturas sincronizadas com a respiração, ela aguça a mente, aquieta as emoções e pensamentos, fortalece o corpo e aumenta a
saúde geral.

Que tal despertar agradecendo, saudando a luz e a vivacidade que nos é dada? Invoque a energia do Sol praticando Surya Namaskar toda manhã.

Prática
Repita por 3x a sequência de posturas, de forma leve e fluida, sincronizando o movimento com inspirações e expirações profundas, sempre pelo nariz. Mantenha a concentração em seu corpo e nos efeitos que a prática traz. Seja gentil com você mesmo, pare ou faça pequenos ajustes se sentir dor. Respeite seus limites. 

Meditação
A função das posturas ou Ásanas no Yoga é preparar o corpo para a quietude da meditação. Continue se inspirando em nosso astro rei para dar continuidade ao seu ritual de preparação diário. 

Lembre-se que do mesmo modo que o sol está sempre no céu, mesmo por trás de nuvens, sua presença também está sempre por trás dos pensamentos em sua mente. Pensamentos esses que oscilam entre momentos de tempestade e momentos de calmaria. Comece aceitando essa impermanência.

Sente-se em uma postura confortável (pode ser inclusive em uma cadeira) sempre mantendo a coluna ereta, mas sem nenhuma tensão. Observe se o corpo todo está relaxado mas firme. Faça três respirações profundas, inspirando pelo nariz e expirando pela boca. Então continue respirando normalmente pelo nariz. Feche os olhos ou mantenha-os semi abertos, em um ângulo de 45 graus e assuma a postura de observador. Não tente parar de pensar, mas sim, observe os pensamentos, sem julgar, se apegar ou dar continuidade a eles, aceite-os e deixe-os passar, como nuvens em um céu. Lembre-se que você é o céu, não as nuvens.

Permaneça pelo tempo que achar adequado, e, se você se pegar imaginando como deveria ter respondido àquela discussão da semana passada ou como negociar suas dívidas financeiras, gentilmente volte a atenção ao seu céu, sem perder tempo com reprovações ou lamentações pela sua distração.

Boa prática! Obs.: É sempre recomendável a prática junto à um professor de Yoga.

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